
1.ª EDIÇÃO
BÔ JAZZ! Vicente de Sousa FEST
Francisco Manuel Vicente de Sousa (1929-2003), médico, natural de Mozelos (Sta. Maria da Feira), foi uma figura marcante da cultura brigantina do final do séc.xx, nomeadamente através da divulgação do jazz nesta cidade do interior. As míticas "Jazz Sessions" no Bar Bô, onde Vicente de Sousa partilhava discos da sua gigantesca coleção (quer em formato vinil, quer em cd) e o programa "Hora Jazz" que realizou na Rádio Brigantia são exemplos dessa pro-atividade musical que marcaram muitas pessoas que com ele tiveram a oportunidade de ouvir jazz pela primeira vez na cidade de Bragança. A título de exemplo, o músico e musicólogo Jorge Lima Barreto cita o seu nome no documentário "aTenção JAZZ - Uma História do Jazz em Portugal" (realizado por P. Seabra e R. Neves e promovido pela RTP em 2010). Contemporâneo e amigo de Luiz Villas-Boas (fundador do Hot Clube de Portugal), o radialista e divulgador José Duarte (com o qual troca correspondência e o refere no livro "João na Terra do Jaze"), do baterista e crítico Manuel Jorge Veloso, entre outros, atravessou o atlântico no início dos anos 70 para assistir ao mítico Festival de Jazz de Newport, conhecer o ambiente único dos bares de jazz nova-iorquinos e assistir pela primeira vez in loco aos seus ídolos, como o caso do baterista Art Blakey, do qual conseguiu obter uma baqueta para juntar ao seu espólio que contem recordações de outros músicos e festivais, livros/revistas da especialidade e a coleção áudio já mencionada.
Fazendo a ponte para os dias de hoje, o legado de Vicente de Sousa irá ser novamente relembrado, depois de uma primeira homenagem pelo TMB, em 2019, intitulada "Um Jazzman em Bragança". O presente Festival culminará no concerto da Orquestra do Hot Club de Portugal, no dia 22 de Outubro, dirigida por Pedro Moreira. Uma espécie de "regresso ao futuro" uma vez que primeira vez que o Músico, Professor e Maestro tocou em Bragança foi precisamente no Bar Bô, com os Moreira Jazztet, no final dos anos 80 e tentem adivinhar quem estaria na primeira fila a assistir ao concerto daqueles muito jovens e promissores músicos, sentado mesmo ao lado de Luíz Villas-Boas?
O Teatro Municipal de Bragança e a Câmara Municipal de Bragança prestam o seu tributo a Francisco Vicente de Sousa, dando o seu nome a este Festival de Jazz anual - Bô Jazz! Vicente de Sousa Fest - que contará com a direção artística do seu neto, Francisco Moreira de Sousa, também ele um aficionado pela causa/estilo musical e um dos responsáveis pelo espólio do seu avó.
Francisco Moreira de Sousa
NOVEMBRO 18 - TER 21H.
Auditório . M6 . 6,00 euros
DANIEL BERNARDES TRIO & CORO RICERCARE
piano, composição Daniel Bernardes
direção musical Pedro Moreira
maestro do coro, solista Pedro Teixeira
solista Sofia Portela
contrabaixo António Quintino
bateria Joel Silva
Coro Ricercare
NOVEMBRO 19 - QUA 21H.
LUÍS VICENTE TRIO
Auditório . M6 . 6,00 euros
trompete, flautas, percussões Luís Vicente
contrabaixo Gonçalo Almeida
bateria, percussão, objetos Pedro Melo Alves
NOVEMBRO 20 - QUI 21H.
Auditório . M6 . 6,00 euros
OLD MOUNTAIN
piano/composição Pedro Branco
bateria/composição João Sousa
saxofone alto José Soares
contrabaixo João Hasselberg; Hernâni Faustino
NOVEMBRO 21 - SEX 21H.
Auditório . M6 . 6,00 euros
GILENO SANTANA
trompete Gileno Santana
sax alto Afonso Silva
sax tenor Ricardo Rosas
piano Miguel Meirinhos
contrabaixo Gonçalo Sarmento
bateria Gonçalo Ribeiro
NOVEMBRO 22 - SÁB 21H.
Auditório . M6 . 7,00 euros
ORQUESTRA DE JAZZ DO HOT CLUBE DE PORTUGAL
maestro Pedro Moreira
saxofones Tomás Marques, Álvaro Pinto, João Capinha, Bernardo Tinoco
trompetes Micael Pereira, Luís Cunha, Gonçalo Marques, Johannes Krieger
trombones Lars Arens, Ricardo Sousa, Rui Ferreira, José Rodrigues
guitarra Bruno Santos
piano Óscar Graça
contrabaixo Nelson Cascais
bateria Pedro Felgar
ABERTURA DE BILHETEIRAS
A PARTIR DE: 02 SETEMBRO 2025

- Inicie a sessão
Inicie a sessão na sua Área Reservada e adicione pontos aos seus favoritos. - Pronto?
Quando estiver pronto, planeie a sua visita, através do botão que se encontra no fim da sua lista de favoritos. - Planear a visita
Clique e arraste os seus pontos favoritos e distribua-os por dias de visita. - Pronto!
Depois de gravar a sua visita, o seu itinerário está pronto. Pode guardar várias visitas e alterar visitas sempre que desejar.