Rio de Onor é das mais emblemáticas aldeias de Bragança e do Parque Natural de Montesinho, tendo sido eleita, em 2017, a 7 Maravilha de Portugal – aldeia em área protegida. Atravessada pela fronteira com Espanha, de um lado, está Rio de Onor, do outro, Rihonor de Castilla, pelo que se diz “uma aldeia, dois países”!
Moinho Comunitário
O Comunitarismo é identidade de Rio de Onor que, a par do dialeto próprio – o rionorez, faz da visita a esta aldeia uma experiência única e enriquecedora.
Casa do Touro
Espaço museológico de visitação dedicado à história e cultura de Rio de Onor, onde é possível, através do recurso a novas tecnologias, recuar no tempo e observar o comunitarismo, a regência do Conselho, o touro do povo e as festas dos rapazes.
A denominação deste espaço prende-se com o facto de, antigamente, ser este o edifício que acolhia o touro comunitário da aldeia.
Carabelho
Um pouco por todo o Trás-os-Montes se encontra esta espécie de fechadura muito rudimentar, no entanto, em Rio de Onor, é quase uma regra.
Com vários feitios, este instrumento serve para fechar as portas das lojas e currais e só é possível em aldeias onde a confiança impera pois são muito fáceis de abrir.
Localização
Vara da Justiça
A Vara da Justiça, uma tradição enraizada e preservada na memória das gentes, pode ser vista na administração rural, exercida por dois mordomos designados pelo Conselho, onde aquela, sempre presente, garante o cumprimento das regras estabelecidas na aldeia, servindo para registo da aplicação das multas, muitas vezes pagas em medidas de vinho ou azeite.
Outras atividades relacionadas
Planear a visita