- Início
- Estações do Ano
- Inverno
É tempo de fazer crepitar as lareiras e de provar os inigualáveis enchidos que só a região transmontana pode oferecer.
Altura em que o frio intenso e seco convida, essencialmente no meio rural, aos grandes convívios à volta de lareiras fortes e a uma refeição de javali cozinhado, lentamente, em potes de ferro.
Bragança, Terra Natal e de Sonhos
Não há frio que apague a magia que se cria em torno do evento Bragança, Terra Natal e de Sonhos. Um espaço encantado que, durante o mês de dezembro, proporciona a famílias divertimentos com a temática da época natalícia. Não falta, por isso, a maior pista de gelo natural de Trás-os-Montes, a casa do Pai Natal, o Mercadinho de Natal, os contos e concertos de Natal e muita animação de rua, que alimentam o sonho em cada um de nós.
Mais informações em https://www.facebook.com
Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos
Este Festival acontece no fim-de-semana anterior à Terça-feira de Carnaval, onde a jóia do fumeiro transmontano está em evidência.
Realizado em pleno centro histórico da cidade, onde dezenas de expositores vendem todo o tipo de fumeiro e acontecem as mais variadas experiências gastronómicas ligadas à temática.
Paralelemente acontece, também, nos restaurantes aderentes, a semana gastronómica do Butelo e das Casulas, para que apreciadores e curiosos se possam deliciar com este prato.
O imaginário que se esconde por detrás das máscaras tem o seu apogeu com o Carnaval dos Caretos, onde milhares de mascarados portugueses e espanhóis percorrem as ruas do centro histórico, envergando a máscara, com pesados e coloridos fatos, de onde pendem os chocalhos com que “atormentam” as raparigas mais desprotegidas e termina no Castelo, que acolhe a “Queima do Diabo” (com, aproximadamente, 7 metros), numa enorme fogueira precedida dos rituais de dança.
Festas de Inverno
As típicas Festas de Inverno são o eternizar de um ritual pagão, que no seu íntimo é, acima de tudo, uma homenagem à Mãe Natureza. Um ritual de fertilidade, fecundidade, iniciação, purificação. Os rituais alusivos às máscaras, uma tradição que remonta aos antepassados celtas, decorrem em várias aldeias do concelho e têm o seu expoente máximo entre 25 de Dezembro e 6 de janeiro, colocando em evidência uma mistura entre rituais profanos e religiosos. Conheça a riqueza deste património cultural único, em Bragança, onde ainda hoje se mantêm ativos estes rituais, nas aldeias de Aveleda, Baçal, Grijó de Parada, Parada, Pinela, Rebordaínhos, Rebordãos, Rio de Onor, Salsas e Varge, nas afamadas festas de Santo Estevão e dos Reis.
Mais informações em https://museudamascara.cm-braganca.pt
-
EVENTOS
Festas de Inverno
Bragança, Terra Natal e de Sonhos
Banca de Natal
Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos -
ATIVIDADES
Caminhadas e cycling no no Parque Natural de Montesinho
Atividades cinegéticas
Aldeias com história
Planear a visita