- Festa da História
- Início
- Festa da História
As lendas fazem parte da história de um povo, de um local. São narrativas por vezes muito fantasiosas ou fictícias, transmitidas pela tradição oral, mas nelas combinavam-se factos reais e históricos com factos saídos da imaginação humana.
Essas lendas, sendo transmitidas pela tradição oral ao longo de gerações, acabaram por sofrer processos degenerativos, pois como diz o ditado popular: quem conta um conto, acrescenta um ponto, sendo que a imaginação humana pode levar um conto para outro local, época e até alterar algum enredo da lenda.
No entanto, todas as lendas tiveram um ponto de partida, algo que as provocou. Um período propício para o nascimento de lendas foi a Idade Média, onde nasceram muitas que ao longo de séculos se enraizaram nas gentes, transformando-as na história daquele local, fazendo parte do seu património.
É o caso da lenda de Castro de Avelās, lenda que serve de base para o desenvolvimento de toda a narrativa da Festa da História 2024.
Horários:
14 de agosto - 18h00 às 00h00
15, 16 e 17 de agosto - 12h00 às 00h00
Cortejo Oficial
Alcaide do Castelo convocou um grande torneio, na busca do melhor dos pretendentes para casar com donzela Alcina. A população está curiosa e os vendedores instalam-se na perspetiva de um bom negócio. Nobres e povo, mercadores e compradores juntam-se nas ruas do centro do burgo para visitar a recém-instalada feira, dentro das muralhas do castelo. Um momento de partilha e convívio onde toda a população é convidada a participar ou assistir.
14 de agosto
21h30, do Cento Histórico até ao Castelo.
Apresentação de Cavaleiros
De forma a evitar conflitos armados entre dois senhores abastados das terras de Bragança, o conde de Ariães e o conde Redemiro da serra de Nogueira, o Alcaide daquelas terras convida os nobres a combaterem sob as regras de torneio. Em disputa, o coração de uma jovem donzela de sua graça Alcina, com quem ambos procuravam casar. As regras de torneio são apresentadas a toda a população, que se apressa a preparar tudo para aquele evento ímpar.
14 de agosto
22h00, no Castelo de Bragança
Alcina, a donzela
Num castelo, entre Bragança e o Castro de Avelãs, vivia um homem poderoso, chamado de Conde de Ariães. Este Conde tinha intenções de casar-se com Alcina, uma jovem e bela donzela que vivia nos arredores do castelo. Num outro castelo, na Serra da Nogueira, vivia outro homem rico e com muitas posses, o Conde Redemiro, que também se apaixonara pela donzela Alcina e pretendia casar-se com ela. O Alcaide, ao tomar conhecimento do interesse dos Condes em disputarem a mão da Jovem Alcina, para evitar grandes batalhas entre seus homens, decidiu organizar um torneio para decidir quem ficaria com o direito de casar com Alcina.
15, 16 e 17 de agosto
22h00, no Castelo de Bragança
Aventura dos Infantes
Bravos guerreiros e corajosas princesas procuram-se! Serao os mais pequenos capazes de completar este conjunto de desafios com sucesso? Uma competição familiar, saudável e divertida onde pais e filhos competem em busca do maior dos prémios: a felicidade!
15, 16 e 17 de agosto
17h00, no Castelo de Bragança
ATIVIDADES PARA O PÚBLICO
-
Na pele de um guerreiro
Os visitantes poderão frequentar uma aula de iniciação à esgrima medieval, onde serão abordados os princípios básicos desta arte. Para além das técnicas, os mais corajosos poderão também experimentar alguns dos equipamentos mais usuais e de difícil manuseamento.
Duração: 30 minutos | Inscrições por workshop: 6 pessoas
14 agosto: 19h30 | 15, 16 e 17 agosto: 14h00 e 16h30
Local: Praça de Armas
A cota de Malha
O visitante poderá ter contacto com as técnicas e utensílios utilizados na construção da conta de malha. A arte de moldar metal em vestuário é, sem dúvida, fascinante.
Duração: 30 minutos | Inscrições por workshop: 4 pessoas
14 agosto: 18h30 | 15, 16 e 17 agosto: 12h00 e 15h00
Local: Praça de Armas
Scriptorium e Iluminárias
Como é que na idade média se escrevia e pintava sem canetas ou marcadores? Uma atividade para os mais pequenos descobrirem as técnicas de escrita e pintura no tempo dos reis e das rainhas.
Duração: 30 minutos | Inscrições por workshop: 10 pessoas
14 agosto: 19h00 | 15, 16 e 17 agosto: 14h30 e 19h00
Local: Acampamento dos Petizes
-
Oficina de tecelagem
Atividade para o público infantil/familiar onde podem colorir lãs com tintas naturais, montar a trama do tear e tecer uma bonita recordação. Os mais ágeis nas lides das linhas poderão ainda experimentar a criação de cordel.
Duração: 30 minutos | Inscrições por workshop: 10 pessoas
14 agosto: 18h00 | 15, 16 e 17 agosto: 13h30 e 18h00
Local: Acampamento dos Petizes
A Arte de Caçar com Aves
As aves de rapina foram sempre fiéis companheiras da Nobreza nas suas caçadas, sendo criadas e treinadas para o efeito. O visitante poderá ter contacto com este tipo de aves, bem como aprender algumas curiosidades sobre os espécimes e ainda algumas técnicas de falcoaria.
Duração: 30 minutos | Inscrições por workshop: 10 pessoas
14 agosto: 18h00 | 15, 16 e 17 agosto: 16h00 e 18h00
Local: Estábulos e Falcoaria
O Pau de Sebo
Que se cheguem à frente os mais audazes…Aqueles que querem demonstrar a sua bravura, força e rapidez! São 3 as atividades propostas: o pau-de-sebo, a corrida de cântaros e o lançamento do cepo. Os prémios são de louvar: quem diz que não ao melhor pão e chouriças da região?
Duração: 30 minutos
14, 15, 16 e 17 agosto: 19h30
Local: Junto do pau-de-sebo
Estas atividades carecem de inscrição prévia que poderá ser efetuada na Área Temática “Posto de Controlo”, até 30 minutos antes de cada sessão, e são gratuitas.
Programa Completo Aqui
Informações Úteis
Grande parte das atividades decorrem ao ar livre, pelo que se aconselha o uso de roupa confortável e adequada às condições climatéricas.
Estacionamento - Parques de Estacionamento subterrâneos da Praça Camões (primeiros 30 minutos gratuitos) e Av. Sá Carneiro (primeiros 15 minutos gratuitos), com capacidade para 918 viaturas. Há, também, bolsas de estacionamento de superfície, com mais de 300 lugares.
Restauração - Conheça os restaurantes disponíveis aqui.
Unidades Hoteleiras - Conheça a oferta de unidades hoteleiras aqui.
Sanitários Públicos – Existem sanitários públicos no interior das muralhas, a cerca de 90 metros da Domus Municipalis, assim como no exterior das muralhas, na Rua de S. Francisco.
Caixas Multibanco – O ATM mais próximo encontra-se na Rua Miguel Torga. Existem também Caixas Automáticas na Rua Almirante Reis, Av. João da Cruz e Av. Sá Carneiro.