- Festa da História
-
Início
- Festa da História
A sociedade medieval era profundamente hierarquizada e marcada por rigidas estruturas sociais. Dentro deste cenario. uma figura destaca-se como simbolo de poder, honra e ambição: o cavaleiro. Muito mais do que um guerreiro, o cavaleiro medieval era parte integrante do tecido politico e militar da época, servindo como braço armado da nobreza e do rei, e, muitas vezes, como aspirante à própria nobreza.
No século XIII, os Alcaides de Bragança, além de serem os responsáveis pela defesa da cidade e do seu castelo, eram membros da família real ou da nobreza, nomeados pelo Rei de Portugal para as suas funcões e possuidores de grandes riquezas. Conquistar em torneio a possibilidade de um casamento com uma donzela de boa linhagem, como uma filha do Alcaide, seria uma oportunidade de obter os mais altos títulos e muita riqueza para o cavaleiro.
A recriação histórica estende-se pela Travessa dos Segredos e pela rua dos Larápios, onde se escondem os foragidos às autoridades e onde as classes
sociais mais desfavorecidas vão surpreender os visitantes com ações inesperadas.
No coração da festa, a praça central ganha vida com o mercado medieval, onde serão comercializados e trocados os produtos produzidos
pelos artesãos e onde será possível confraternizar, beber e degustar as mais variadas iguarias.
Horários:
14 de agosto - 18h00 às 00h00
15, 16 e 17 de agosto - 12h00 às 00h00

Cortejo Oficial
O senhor do castelo anunciou um grandioso torneio. A notícia desperta a curiosidade de todos, enquanto os vendedores montam as suas bancas com esperança de bons lucros. Nobres, plebeus, comerciantes e visitantes enchem as ruas do burgo, reunindo-se na feira que acaba de ser montada no interior das muralhas. É uma ocasião de celebração e encontro, aberta a toda a comunidade, seja para participar nas atividades ou simplesmente para assistir
14 de agosto
21h30, do Centro Histórico até ao Castelo.

Apresentação de Cavaleiros
"O grande torneio aproxima-se!” Por ordem do Alcaide destas terras, dois valorosos senhores disputarão a mão da sua filha, enfrentando-se em combate, segundo as antigas e honrosas regras do Torneio. Sob os olhos atentos da nobreza e do povo reunido, cavaleiros e homens de armas são apresentados, desfilam em esplendor, ostentando brasões e promessas de glória.
14 de agosto
22h00, no Castelo de Bragança

A Carta
Das terras distantes por onde a sorte os levou, retornam David e Belchior, irmãos de sangue e rivais de ambição. Filhos de Helena, honrada criada da ilustre casa dos Bragançãos, partiram outrora de Bragança em busca de glória, títulos e fortuna. Unidos pelo sangue, mas separados pela eterna disputa por prestígio e nobreza, os irmãos veem-se agora diante de um novo desígnio: o Alcaide de Bragança anuncia um torneio, destinado a escolher o futuro esposo de sua filha, herdeira do nome e do poder.
Movidos por honra, desejo e rivalidade, David e Belchior regressam à terra natal para enfrentar o maior de todos os desafios - conquistar o coração da donzela e ascender entre os grandes nomes da nobreza Brigantina. O clarim soa, os portões abrem-se, e o destino aguarda aquele que se mostrará digno da mão, do nome... e da glória.
15, 16 e 17 de agosto
22h00, no Castelo de Bragança
ATIVIDADES PARA O PÚBLICO
-
Na pele de um guerreiro
Os visitantes poderão frequentar uma aula de iniciação à esgrima medieval, onde serão abordados os princípios básicos desta arte. Para além das técnicas, os mais corajosos poderão também experimentar alguns dos equipamentos mais usuais e de difícil manuseamento.
Duração: 30 minutos | Inscrições por workshop: 6 pessoas
14 agosto: 18h30 | 15, 16 e 17 agosto: 14h30 e 18h30
Local: Praça de Armas
A cota de Malha
O visitante poderá ter contacto com as técnicas e utensílios utilizados na construção da conta de malha. A arte de moldar metal em vestuário é, sem dúvida, fascinante.
Duração: 30 minutos | Inscrições por workshop: 4 pessoas
14 agosto: 18h00 | 15, 16 e 17 agosto: 12h30 e 16h30
Local: Praça de Armas
Scriptorium
Como é que na idade média se escrevia e pintava sem canetas ou marcadores? Uma atividade para os mais pequenos descobrirem as técnicas de escrita e pintura no tempo dos reis e das rainhas.
Duração: 30 minutos | Inscrições por workshop: 10 pessoas
14 agosto: 19h00 | 15, 16 e 17 agosto: 13h00 e 19h00
Local: Acampamento dos Petizes
Oficina de tecelagem
Atividade para o público infantil/familiar onde podem colorir lãs com tintas naturais, montar a trama do tear e tecer uma bonita recordação. Os mais ágeis nas lides das linhas poderão ainda experimentar a criação de cordel.
Duração: 30 minutos | Inscrições por workshop: 10 pessoas
14 agosto: 18h00 | 15, 16 e 17 agosto: 13h30 e 18h00
Local: Acampamento dos Petizes
-
A Moagem do Trigo
Atividade para o público infantil/familiar onde se poderá ver e experimentar os principios básicos da transformaçao do cereal em farinha. Um dos pilares da alimentação na Idade Média, descoberto com as próprias mãos (ou com ajuda dos pais).
Duração: 30 minutos | Inscrições por workshop: 10 pessoas
14 agosto: 21h00 | 15, 16 e 17 agosto: 15h00 e 21h00
Local: Acampamento dos Petizes
A Arte de Caçar com Aves
As aves de rapina foram sempre fiéis companheiras da Nobreza nas suas cagadas, sendo criadas e treinadas para o efeito. O visitante poderá ter contacto com este tipo de aves, bem como aprender algumas curiosidades sobre os espécimes e ainda algumas técnicas de falcoaria.
Duração: 30 minutos | Inscrições por workshop: 10 pessoas
14 Agosto: 19h30 | 15, 16 e 17 agosto: 15h30 e 19h30
Local: Estábulos e Falcoaria
Do Urdume à Trama
Urdume e trama são termos usados para descrever os fios que compõem um tecido. Em família, os mais pequenos trabalharão num tear vertical de pesos, para que, de fio em fio, construam um tecido!
Duração: 30 minutos | Inscrições por workshop: 10 pessoas
14 Agosto: 18h00 | 15, 16 e 17 agosto: 16h00 e 22h00
Local: Acampamento dos Petizes
Aventuras dos Infantes
Bravos guerreiros e corajosas princesas procuram-se! Serão os mais pequenos capazes de completar este conjunto de desafios com sucesso? Uma competição familiar, saudável e divertida onde pais e filhos competem em busca do maior dos prémios: a felicidade!
Duração: 30 minutos | Inscrições por workshop: 4 pessoas
14 Agosto: 19h00 | 15, 16 e 17 agosto: 17h00
Local: Acampamento dos Petizes
Programa competo Aqui
Informações Úteis
Grande parte das atividades decorrem ao ar livre, pelo que se aconselha o uso de roupa confortável e adequada às condições climatéricas.
Estacionamento - Parques de Estacionamento subterrâneos da Praça Camões (primeiros 30 minutos gratuitos) e Av. Sá Carneiro (primeiros 15 minutos gratuitos), com capacidade para 918 viaturas. Há, também, bolsas de estacionamento de superfície, com mais de 300 lugares.
Restauração - Conheça os restaurantes disponíveis aqui.
Unidades Hoteleiras - Conheça a oferta de unidades hoteleiras aqui.
Sanitários Públicos – Existem sanitários públicos no interior das muralhas, a cerca de 90 metros da Domus Municipalis, assim como no exterior das muralhas, na Rua de S. Francisco.
Caixas Multibanco – O ATM mais próximo encontra-se na Rua Miguel Torga. Existem também Caixas Automáticas na Rua Almirante Reis, Av. João da Cruz e Av. Sá Carneiro.