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- Rede de Cidades Criativas da UNESCO
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO abrange sete áreas criativas: Artes Digitais, Artesanato e Artes Populares, Cinema, Design, Gastronomia, Literatura e Música. No total, em 2022, eram já 295 as cidades membro desta Rede (49 na categoria Gastronomia), oriundas de 90 países, entre as quais 9 portuguesas:
• Artes Digitais: Braga (2017)
• Artesanato e Artes Populares: Barcelos (2017); Caldas da Rainha (2019)
• Design: Covilhã (2021)
• Gastronomia: Santa Maria da Feira (2021)
• Literatura: Óbidos (2015)
• Música: Idanha-a-Nova (2015); Amarante (2017); Leiria (2019)
Na categoria Gastronomia, são já 49 as cidades-membro desta Rede, muitas delas com particulares afinidades em termos de culturas alimentares, como é o caso das cidades com dieta mediterrânica ou com gastronomia de montanha, com quem Bragança pretende estreitar ligações.
A afirmação da Gastronomia Transmontana no panorama nacional e internacional é, aliás, fundamental para que se possa ganhar ainda mais notoriedade, mas, sobretudo, para que Bragança se possa posicionar como referência mundial de inovação e criatividade alimentar e, com isso, atrair profissionais, investidores e visitantes, geradores de desenvolvimento económico e qualidade de vida.
A integração na Rede de Cidades Criativas da UNESCO será um passo da maior importância para Bragança poder atingir estes objetivos, aprender com a experiência dos membros da Rede e potenciar o diálogo com outros Centros Gastronómicos.
Objetivos e Áreas de Atuação
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO visa:
• fortalecer a cooperação internacional entre cidades que reconheceram a criatividade como um fator estratégico do seu desenvolvimento sustentável;
• estimular e alavancar as iniciativas lideradas pelas cidades membro para tornar a criatividade num componente essencial de desenvolvimento urbano, designadamente através de parcerias envolvendo os sectores público e privado e a sociedade civil;
• fortalecer a criação, produção, distribuição e divulgação de atividades culturais, bens e Serviços;
• desenvolver polos de criatividade e inovação e ampliar oportunidades para criadores e profissionais no sector cultural;
• melhorar o acesso e a participação na vida cultural, bem como o usufruto dos bens culturais e serviços, principalmente para grupos e indivíduos marginalizados ou vulneráveis;
• integrar plenamente a cultura e a criatividade nas estratégias e planos de desenvolvimento local.
Os objetivos da Rede de Cidades Criativas da UNESCO são implementados quer ao nível das cidades membro, quer a nível internacional, nomeadamente através das seguintes áreas de atuação:
• partilha de experiências, conhecimentos e boas práticas;
• projetos-piloto, parcerias e iniciativas associando os sectores público e privado e a sociedade civil;
• programas e redes de intercâmbio profissional e artístico;
• estudos, pesquisas e avaliações sobre a experiência das Cidades Criativas;
• políticas e medidas de desenvolvimento urbano sustentável;
• atividades de comunicação e sensibilização.
Na categoria Gastronomia, são os seguintes os critérios de acesso, que acreditamos que Bragança cumpre ao melhor nível:
• gastronomia bem desenvolvida, que seja característica da cidade ou região;
• comunidade gastronómica ativa, com numerosos restaurantes e chefs;
• utilização de ingredientes endógenos na confeção da culinária tradicional;
• manutenção do conhecimento local, das práticas e métodos tradicionais de confeção que sobreviveram aos avanços industriais e tecnológicos;
• presença de mercados tradicionais e indústria gastronómica local;
• tradição na receção e organização de festivais, eventos, prémios e concursos relacionados com a Gastronomia;
• respeito pelo ambiente e promoção de produtos locais sustentáveis;
• apreciação pública e promoção de uma nutrição equilibrada e sustentável nas instituições de educação e fomento da conservação da biodiversidade nos programas escolares.
«Cada vez mais as cidades, onde se concentram todos os processos da indústria criativa, desempenham um papel vital na promoção da criatividade em prol do desenvolvimento social e económico e na promoção da diversidade cultural. As cidades interessadas em fazer parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, através dos seus sete temas – literatura, música, cinema, artesanato e artes populares, artes de media, design e gastronomia –, assumem o compromisso de estimular a inovação por via da troca de conhecimentos, experiências e competências tradicionais e tecnológicas para a construção de capacidades e a apresentação de patrimónios culturais a nível internacional. Também almejam participar do debate, com todas as cidades parceiras, sobre assuntos de interesse comum, como o turismo criativo.»
(in A UNESCO e as Cidades, Uma Parceira)