Os campos e as serras enchem-se com os amarelos envergonhados e o castanho das folhas secas. O ar tem o cheiro aconchegante das primeiras lenhas queimadas e de leves chuvas caídas. Os percursos pedestres clamam por botas que pisem a terra húmida e por fotografias que eternizem a rara beleza das paisagens.
Brama dos Veados
É em pleno Parque Natural de Montesinho que, nos meses de setembro e outubro, se pode apreciar um dos espetáculos mais mágicos que o Nordeste Transmontano oferece – a brama dos veados. O ritual de acasalamento (brama) permite a sua audição e observação em ambiente natural.
Magustos
Participar num magusto tradicional, recolher cogumelos silvestres ou apanhar castanhas são algumas das experiências enriquecedoras e autênticas, possíveis de fazer nesta época do ano, neste território que é o maior produtor nacional de castanha.
Maratona Ibérica da Castanha em BTT
Este evento desportivo tem lugar (habitualmente), no primeiro domingo de novembro, por entre caminhos e estradas que atravessam os soutos carregados de ouriços.
O convívio que se desenvolve e as paisagens únicas fazem desta prova uma referência no calendário nacional para os amantes da modalidade.
Mais informações em https://www.facebook.com
Eventos
Maratona Ibérica da Castanha (BTT)
Atividades
Apanha da castanha e cogumelos
Brama dos Veados
Caminhadas e cycling no Parque Natural de Montesinho
Observação de aves
Atividades cinegéticas
Planear a Visita