- Início
- Os Imperdíveis de Bragança
- Rua dos Museus
- Memorial e Centro de Documentação Bragança Sefardita
Elementos | |
---|---|
Memorial e Centro de Documentação Bragança Sefardita Rua Abílio Beça, 26 |
O Memorial de Bragança Sefardita foi inaugurado em 2017, em parceria com a Rede de Judiarias de Portugal – Rotas de Sefarad, norteado pelo estímulo da recuperação da memória e da identidade Sefardita.
O Projeto, “Rotas de Sefarad – Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas" parte do imenso património judaico Português, mas sobretudo da difícil relação que ao longo do século XX se instalou entre a população e essa memória. Tem como principais objetivos criar elos que permitam a valorização do património, num quadro intercultural.
A herança judaica em Portugal, nos mais diversos campos, é algo inegável, seja na cultura, na ciência, na própria língua ou nas posturas das gentes.
A criação da Rede de Judiarias resulta de uma tomada de consciência por parte de um grupo de municípios, que pretendem valorizar este património, esta herança, em cooperação com entidades de turismo e com duas das mais significativas comunidades judaicas nacionais.
Criaram-se espaços enraizados nas memórias locais e regionais, cujas exposições pretendem ligar o global que os sefarditas ajudaram a criar com a história local.
O Memorial e Centro de Documentação Bragança Sefardita é, assim, um espaço que complementa e dialoga com o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano (que se encontra, também, na Rua Abílio Beça), fazendo uma abordagem mista-material e virtual em dois espaços consagrados à compreensão e divulgação da vida sefardita na cidade de Bragança.
O visitante é acolhido numa sinagoga (piso -1), onde é possível perceber, de forma didática, a dimensão religiosa. Nos restantes pisos (piso 0 e 1) procura-se entender o lugar da mulher, os ritos e o calendário, bem como a dimensão da vida sefardita e a evolução histórica da sua presença na cidade de Bragança.
O percurso e ascensão culmina no último piso (piso 2), num espaço dedicado ao estudo e investigação onde se encontra patente um arquivo de memória(s) (digital) e um centro de documentação online que serve de apoio à investigação e reflexão em torno da cultura sefardita.
Com arquitetura de Susana Milão e Eurico Salgado este é um espaço projetado para a memória, de introspeção e a reflexão sobre o passado e o presente.
Entrada gratuita
Apenas sob marcação prévia através do contacto:
cicsefardita@cm-braganca.pt
Rua Abílio Beça, 26
5300 - 011 Bragança
Próximos
-
Informação para o mapa Elementos PoçasRua Combatentes da Grande Guerra, nº 200
5300 - 113 BragançapagePoças
-
Informação para o mapa Elementos SPORTRua Marques de Pombal, nº7
5300-197 BragançapageLocalBragançaSPORT
-
Informação para o mapa Elementos Rosina
Rua Combatentes da Grande Guerra 1695300-113 Bragança
pageLocalBragançaRosina
Sugestões
-
Informação para o mapa Elementos Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste TransmontanoRua Abílio Beça, 103
5300 - 011 BragançapageLocalBragançaCentro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano
-
Informação para o mapa Elementos Centro de Arte Contemporânea Graça MoraisRua Abílio Beça, 105
5300 – 011 BragançapageLocalBragançaCentro de Arte Contemporânea Graça Morais
-
Informação para o mapa Elementos Centro de Fotografia Georges DussaudRua Abílio Beça nº 75/77
5300-011 BragançapageLocalBragançaCentro de Fotografia Georges Dussaud
- Inicie a sessão
Inicie a sessão na sua Área Reservada e adicione pontos aos seus favoritos. - Pronto?
Quando estiver pronto, planeie a sua visita, através do botão que se encontra no fim da sua lista de favoritos. - Planear a visita
Clique e arraste os seus pontos favoritos e distribua-os por dias de visita. - Pronto!
Depois de gravar a sua visita, o seu itinerário está pronto. Pode guardar várias visitas e alterar visitas sempre que desejar.