- Início
- Os Imperdíveis de Bragança
- Rua dos Museus
- Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano
Elementos | |
---|---|
Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano Rua Abílio Beça, 103 |
O Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano, inaugurado em 2017, é um espaço destinado a preservação das vivências das comunidades judaicas que, durante séculos, residiram e trabalharam na região transmontana e cuja memória, ainda hoje, perdura muito viva.
Desde a idade média, reinado de D. Dinis, que a cidade de Bragança acolheu comunidade judaica. À data da expulsão de Espanha em 1492, Bragança, localizando-se numa das cinco fronteiras definidas por D. João II para a receção aos refugiados castelhanos, terá recebido cerca de 3.000 pessoas que vieram dinamizar o crescimento económico e o ambiente social da cidade. Fábricas de seda, trabalho de curtumes (junto ao rio Fervença), diversas atividades artesanais e lojas comerciais foram, assim, criados. A Rua dos Gatos é um dos locais que terá acolhido a judiaria.
Com a passagem ao tempo dos cristãos-novos, Bragança tornou-se, durante séculos um dos esteios nacionais de uma peculiar realidade de criptojudaísmo: o marranismo português despontou não só na cidade como no distrito. Mesmo no século XX, a partir de 1925, foi recriada a comunidade judaica em Bragança tendo como base cripto-judeus da cidade. Durante o tempo da inquisição, centenas de cristãos-novos de Bragança foram processados por judaísmo.
Com a arquitetura de Eduardo Souto Moura e Joaquim Portela e com a investigação da Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste” (Universidade de Lisboa) o núcleo museológico expande-se por 2 pisos.
O percurso expositivo, sob tema “Judeus sefarditas do Nordeste Transmontano: uma viagem no tempo e ao fundo da consciência social”, procura mostrar o peso da História Sefardita no território transmontano.
A narrativa começa no piso de entrada, com a homenagem aos historiadores, antropólogos, etnólogos e geógrafos que dedicaram parte dos seus estudos ao estudo sobre os sefarditas do Nordeste Transmontano. Destacam-se autores como Francisco Manuel Alves (o Abade de Baçal), Orlando Ribeiro, José Leite de Vasconcelos, entre muitos outros.
O piso 1 explora a presença desta comunidade em território português, abordando a sua importância no desenvolvimento económico da região e o peso e lugar das dinastias financeiras brigantinas na Época Moderna.
Muitas personalidades, com influência internacional, tiveram origem brigantina e estão aqui destacadas, como Isaac Oróbio de Castro (1620-1687), Jacob de Castro Sarmento (1691-1762) e o pai do célebre pintor impressionista Camille Pissarro, Abraham Gabriel Pissarro.
Por sua vez, o último andar é inteiramente dedicado à Inquisição, num quadro profundamente imersivo, com um ambiente sonoro constituído por leituras de textos e música sefardita, associado à projeção de vídeo e imagem.
Este núcleo museológico é complementado com outro espaço expositivo que se encontra na mesma rua, o Memorial e Centro de Documentação Bragança Sefardita.
Entrada gratuita
10h00-13h00 | 14h00 – 18h00
Encerra à segunda-feira
Rua Abílio Beça, 103
5300 - 011 Bragança
Próximos
-
Informação para o mapa Elementos Solar BragançanoPraça da Sé nº34- 1º andar
5300 - 265 BragançapageLocalBragançaSolar Bragançano
-
Informação para o mapa Elementos EmiclauRua Almirante Reis, nº35 Cave
5300 - 077 BragançapageLocalBragançaEmiclau
-
Informação para o mapa Elementos PoçasRua Combatentes da Grande Guerra, nº 200
5300 - 113 BragançapagePoças
Sugestões
-
Informação para o mapa Elementos Centro de Arte Contemporânea Graça MoraisRua Abílio Beça, 105
5300 – 011 BragançapageLocalBragançaCentro de Arte Contemporânea Graça Morais
-
Informação para o mapa Elementos Centro de Fotografia Georges DussaudRua Abílio Beça nº 75/77
5300-011 BragançapageLocalBragançaCentro de Fotografia Georges Dussaud
-
Informação para o mapa Elementos Memorial e Centro de Documentação Bragança SefarditaRua Abílio Beça, 26
5300 - 011 BragançapageLocalBragançaMemorial e Centro de Documentação Bragança Sefardita
- Inicie a sessão
Inicie a sessão na sua Área Reservada e adicione pontos aos seus favoritos. - Pronto?
Quando estiver pronto, planeie a sua visita, através do botão que se encontra no fim da sua lista de favoritos. - Planear a visita
Clique e arraste os seus pontos favoritos e distribua-os por dias de visita. - Pronto!
Depois de gravar a sua visita, o seu itinerário está pronto. Pode guardar várias visitas e alterar visitas sempre que desejar.