- Início
- Património com História
- Igrejas e Mosteiros
- Igreja e Convento de S. Francisco
Elementos | |
---|---|
Igreja e Convento de S. Francisco Rua de São Francisco |
Fundado no séc. XIII para se estabelecer a ordem mendicante de São Francisco (ordem masculina), a lenda atribui a sua fundação ao próprio Santo.
Em 1271, o testamento de D. Afonso III, primeiro documento que lhe faz referência, dotava o Convento com 50 libras.
A Rainha Isabel, mulher de D. Dinis, que muito provavelmente aqui pousou em 1282, teria favorecido o convento. Foi reedificado na primeira metade de seiscentos, a partir de uma estrutura medieval de que subsistem elementos. A fachada maneirista data de 1635.
Todo o convento sofreu novas intervenções ao longo de setecentos. Em 1800 a fachada da igreja foi renovada. Na 2.ª metade do séc. XIX, na zona conventual, depois de sujeita a obras de readaptação, instalou-se o Hospital Militar e, posteriormente, o Asilo Duque de Bragança.
O conjunto é assim composto por igreja e núcleo conventual, implantado no lado esquerdo da mesma. A igreja de planta longitudinal, composta por nave antecedida por galilé, com duas capelas laterais salientes e capela-mor mais estreita, possui coberturas internas diferenciadas de duas águas. As fachadas dispõem de cunhais apilastrados, sendo os da frontaria coroados por pináculos. A fachada principal é terminada em empena, datável do século XVII, rasgado ao centro por galilé em arco de volta perfeita (tendo no interior o portal axial, de perfil contra curvo) e por janelão retilíneo. No lado esquerdo, integra a torre sineira, de dois registos, o superior com sineira em arco de volta perfeita em cada uma das faces.
De entre os vários retábulos setecentistas, destaca-se o da capela de Nossa Senhora da Conceição em que são já visíveis algumas aplicações rococó. Nesta capela evidencia-se a pintura cenográfica do teto. O retábulo do altar-mor é neoclássico.
Recentemente fizeram-se obras de conservação na igreja. Estas intervenções deixaram visíveis aberturas na abside e pinturas murais no altar-mor. Nas pinturas destacam-se a representação da Senhora do Manto, temática que viria a identificar as Misericórdias (é provável que a sua execução se reporte a finais de quinhentos ou início da centúria seguinte) e motivos geométricos (de execução posterior).
Desde 26 de agosto de 1985 que parte do convento está ocupado pelo Arquivo Distrital de Bragança.
Entrada Gratuita
Aberto de segunda-feira a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00
Rua de São Francisco
5300-037 Bragança
Próximos
-
Informação para o mapa Elementos Taberna do JavaliRua D. Fernando Bravo, Nº 46/48
BragançapageLocalBragançaTaberna do Javali
-
Informação para o mapa Elementos Tasca do Zé TugaRua Fernão Bravo, Nº 66 Cidadela
5300-025 BragançapageLocalBragançaTasca do Zé Tuga
-
Informação para o mapa Elementos D. Afonso Henriques / Cavalaria PortuguesaRua Eng. José Beça 46 (Edificio Fundação Rei Afonso Henriques)
pageLocalBragançaD. Afonso Henriques / Cavalaria Portuguesa
Sugestões
-
Informação para o mapa Elementos Igreja da SéRua Alexandre Herculano 10,
5300-265 BragançapageIgreja da Sé
-
Informação para o mapa Elementos Igreja da MisericórdiaRua Primeiro de Dezembro 4
5300-252 BragançapageLocalBragançaIgreja da Misericórdia
-
Informação para o mapa Elementos Igreja de Nossa Senhora das GraçasRua Emídio Navarro 7,
5300-252 BragançapageLocalBragançaIgreja de Nossa Senhora das Graças
- Inicie a sessão
Inicie a sessão na sua Área Reservada e adicione pontos aos seus favoritos. - Pronto?
Quando estiver pronto, planeie a sua visita, através do botão que se encontra no fim da sua lista de favoritos. - Planear a visita
Clique e arraste os seus pontos favoritos e distribua-os por dias de visita. - Pronto!
Depois de gravar a sua visita, o seu itinerário está pronto. Pode guardar várias visitas e alterar visitas sempre que desejar.