-
Paisagens e Biodiversidade
-
Percursos e Rotas
-
PR e BTT
- Rota de BTT
-
Início
-
Paisagens e Biodiversidade
-
Percursos e Rotas
-
PR e BTT
- Rota de BTT
Elementos | |
---|---|
Rota de BTT Bragança 5300 | ![]() |

O percurso inicia-se em Bragança, no centro histórico da cidade, junto ao Castelo. Daí pode avistar-se a Serra de Montesinho, para onde nos dirigimos. A entrada no Parque Natural faz-se logo em Gimonde a 6km do início do percurso!
Já em Quintanilha encontramos o Rio Maçãs, rio fronteiriço com Espanha. Esta é uma zona repleta de antigos moinhos de água e azenhas. Continuando o percurso para Norte chegamos à aldeia de Rio de Onor, uma das últimas aldeias comunitárias transmontanas. Nesta aldeia fronteiriça ainda se partilham bens dentro da comunidade, como o forno comunitário, o gado ou mesmo as terras. A travessia do Rio de Onor faz-se através de uma Ponte Romana, após a qual seguimos para Sul em direção às aldeias de Varge e Aveleda. Novamente junto à fronteira, observamos o que resta do Complexo Mineiro de Portelo, agora inativo, mas que foi um dos mais importantes na extração de estanho do nordeste transmontano. Poucos quilómetros depois entramos na aldeia de Montesinho.
Não seria de admirar que aqui se avistasse uma águia-real, uma cegonha negra, um veado ou mesmo um lobo ibérico, ou não estivéssemos nós em pleno Parque Natural de Montesinho. Chegados à barragem da Serra Serrada estamos num dos pontos mais altos do nosso percurso rondando a cota dos 1300m.
Mais a sul, na aldeia da Portela pode visitar o Centro Interpretativo da Natureza e conhecer melhor a fauna e flora da região. Em cerca de 28km descemos praticamente 1000m de desnível, sendo que nos próximos 26km voltamos a subi-los, chegando ao Santuário da Sra. da Serra em plena Serra da Nogueira. Esta será provavelmente a parte mais exigente do percurso, mas a vista vale bem a pena.
Chegando a Izeda estamos no ponto mais a sul do percurso. Ao sair desta aldeia passamos por um notável olival, e dirigimo-nos para Coelhoso, onde pode contemplar um outro Complexo Mineiro: as Minas da Ribeira, com particular interesse na ponte que era usada pelos mineiros para chegar a Outeiro. Depois de passarmos por Grijó de Parada, Freixedelo e Alfaião chegamos novamente a Bragança, com cerca de 255km decorridos.
Ficheiros KML:
Track total:
Track para 3 etapas:
Track para 4 etapas:


Sugestões
-
Informação para o mapa Elementos PR3 - Da Via Romana aos Carvalhais e LameirospageLocalCarrazedoPR3 - Da Via Romana aos Carvalhais e Lameiros
-
Informação para o mapa Elementos PR5 - Por trilhos das Minas da RibeiraCoelhoso, 5300
PortugalpageLocalCoelhosoPR5 - Por trilhos das Minas da Ribeira
-
Informação para o mapa Elementos PR2 - Nas Fraldas da Serra da NogueiraSortes 5300
PortugalpageLocalSortesPR2 - Nas Fraldas da Serra da Nogueira
Próximos
- Inicie a sessão
Inicie a sessão na sua Área Reservada e adicione pontos aos seus favoritos. - Pronto?
Quando estiver pronto, planeie a sua visita, através do botão que se encontra no fim da sua lista de favoritos. - Planear a visita
Clique e arraste os seus pontos favoritos e distribua-os por dias de visita. - Pronto!
Depois de gravar a sua visita, o seu itinerário está pronto. Pode guardar várias visitas e alterar visitas sempre que desejar.