- Início
- Património com História
- Igrejas e Mosteiros
- Igreja da Misericórdia
Elementos | |
---|---|
Igreja da Misericórdia Rua Primeiro de Dezembro 4 |
Foi em 1498 que a Rainha D. Leonor, viúva de D. João II, com o apoio do Rei D. Manuel I e do Frei Miguel de Contreras, fundou a primeira Misericórdia em Lisboa.
Rapidamente a instituição alastra a sua ação solidária e benevolente a outras povoações do reino, congregando e absorvendo, muitas vezes, albergarias, hospitais e orfanatos, que já existiam nessas localidades.
No caso de Bragança, a Santa Casa da Misericórdia foi fundada em 1518, na igreja que se situa na rua 1º. de Dezembro, que já tinha sido uma antiga capela dedicada à Santa Maria Madalena, e que, àquela data, era uma igreja dedicada ao Espírito Santo, nome pelo qual era também designada a atual rua Abílio Beça, adjacente ao templo.
Ao lado da igreja, já funcionava um hospital manuelino, que fornecia, para além de cuidados médicos, cama, dormida, pão, grão, arroba e meia de peixe e esmolas aos mais desfavorecidos da cidade.
A inclusão do templo e do hospital anexo, na rede de Misericórdias, levou a que o Rei D. João IV, em 1641, lhes concedesse os mesmos direitos e regalias, de que gozava a Misericórdia de Lisboa.
A julgar por uma placa presente na fachada Sul da igreja, esta terá sido originalmente erigida em 1316, foi depois reconstruída em 1539, e sofreu várias obras de readaptação ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX, sobretudo, com o intuito de acomodar as sucessivas ampliações das instalações hospitalares anexas. O seu adro, também serviu para enterrar os sócios da Santa Casa, ou os pobres, falecidos no hospital, até à construção do Cemitério Municipal, em 1856.
De arquitetura maneirista e barroca, possui uma nave única, com a cobertura feita em abóbada de berço e paredes rebocadas e pintadas de branco, com silhueta de azulejos policromáticos de azul, amarelo e branco.
O retábulo-mor, de talha dourada, é da autoria do escultor Manuel de Madureira, e a sua execução iniciou-se em 1682. Com um pendor ainda maneirista, está dividido em três andares separados por frisos, e três eixos, separados por doze colunas colobrinas decoradas com ramos de videira e cachos de uvas.
A seguir à capela-mor, existem dois retábulos laterais confrontantes de estilo rocaille, datados dos finais do século XVIII, que deverão ter sido feitos na mesma oficina, já que são idênticos.
A seguir ao retábulo, encontra-se o púlpito barroco seiscentista, com estrado de cantaria e grade balaustrada, e duas portas de verga reta, que dão acesso à sacristia e à capela lateral do Senhor dos Passos. Seguem-se dois vãos em arco de volta perfeita, assentes sobre pilastras, cerrados por grades em ferro forjado, que também dão acesso à capela lateral.
Ao fundo da igreja, é o coro-alto, delimitado por arco, assente em traves de madeira, com grade balaustrada, também de madeira.
A capela lateral, dedicada ao Senhor dos Passos, foi mandada executar pelo então provedor da Santa Casa, o general Manuel Gomes de Sepúlveda, corria ano de 1795. A cobertura é igualmente feita em abobada de berço, e as paredes, também se apresentam pintadas e rebocadas de branco, com silhueta em azulejo.
O retábulo, igualmente dos finais do século XVIII, é de estilo rococó, com talha policromada de verde, branco e dourado, possui três eixos, um central, e dois laterais, separados por colunas coríntias.
No exterior, a fachada principal da igreja apresenta um perfil contracurvado, encimado por duas cruzes latinas com as hastes terminadas em flor de lis. Dois portais, com a cornija igualmente contracurvada, dão acesso à igreja e à capela, respetivamente, e são ambos encimados por um óculo com a forma lobulada.
O revestimento que hoje tem, em azulejo, resultou de um arranjo da fronteira executado, entre 1865 e 1873.
Entrada Gratuita
Aberto todos os dias das 9h30 às 17h30.
Acesso condicionado durante as cerimónias fúnebres.
Rua Primeiro de Dezembro 4
5300-252 Bragança
Próximos
-
Informação para o mapa Elementos Solar BragançanoPraça da Sé nº34- 1º andar
5300 - 265 BragançapageLocalBragançaSolar Bragançano
-
Informação para o mapa Elementos EmiclauRua Almirante Reis, nº35 Cave
5300 - 077 BragançapageLocalBragançaEmiclau
-
Informação para o mapa Elementos PoçasRua Combatentes da Grande Guerra, nº 200
5300 - 113 BragançapagePoças
Sugestões
-
Informação para o mapa Elementos Igreja da SéRua Alexandre Herculano 10,
5300-265 BragançapageIgreja da Sé
-
Informação para o mapa Elementos Igreja de Nossa Senhora das GraçasRua Emídio Navarro 7,
5300-252 BragançapageLocalBragançaIgreja de Nossa Senhora das Graças
-
Informação para o mapa Elementos Igreja de Santa MariaRua da Cidadela s/n, Santa Maria,
5300-025 BragançapageLocalBragançaIgreja de Santa Maria
- Inicie a sessão
Inicie a sessão na sua Área Reservada e adicione pontos aos seus favoritos. - Pronto?
Quando estiver pronto, planeie a sua visita, através do botão que se encontra no fim da sua lista de favoritos. - Planear a visita
Clique e arraste os seus pontos favoritos e distribua-os por dias de visita. - Pronto!
Depois de gravar a sua visita, o seu itinerário está pronto. Pode guardar várias visitas e alterar visitas sempre que desejar.