- Início
- Candidatura UNESCO
O Município de Bragança está a promover a adesão à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria Gastronomia, com base nos seus múltiplos e singulares patrimónios alimentares, materiais e imateriais, que fazem das Terras de Bragança um dos principais destinos de turismo gastronómico do país.
Esta candidatura pretende, sobretudo, cimentar a marca Bragança Gastronómica e alavancar as indústrias culturais e criativas locais e regionais. Neste contexto, destaca-se ainda a criação da Comissão de Honra, cuja idoneidade e conhecimento dos elementos integrantes, faz com que seja possivel construir um processo verdadeiramente transformador para a nossa comunidade.
COMISSÃO NACIONAL DA UNESCO APOIA A CANDIDATURA DE BRAGANÇA À REDE DE CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO
Bragança recebeu, no passado dia 27 de junho, o ofício da Comissão Nacional da UNESCO com o resultado da avaliação nacional da proposta de adesão de Bragança à Rede de Cidades Criativas da UNESCO. O Dossier de Candidatura seguiu já, entretanto, para Paris, para avaliação internacional pelo júri da UNESCO.
Os resultados desta avaliação deverão ser anunciados no final do próximo mês de outubro. E nessa altura, esperamos poder celebrar todos juntos a integração de Bragança na Rede de Cidades Criativas da UNESCO.
A integração na Rede de Cidades Criativas da UNESCO promoverá a cooperação com outras cidades que, tal como Bragança, reconhecem a criatividade como fator estratégico de desenvolvimento sustentável. Esta Rede é, também, uma excelente plataforma para o desenvolvimento de parcerias promotoras da inovação, das indústrias culturais e criativas, e de atividades, nomeadamente económicas (onde se inclui o turismo), ligadas à gastronomia.
A Gastronomia de Bragança é, como todos bem sabemos, extremamente rica e diversificada. Rica, pela qualidade dos produtos, pela sabedoria de quem os cultiva e confeciona, pelas tradições que mantêm a sua autenticidade, pelos múltiplos eventos culturais e gastronómicos que realiza todos os anos em todas as freguesias, pela predominância da agropecuária na economia do concelho.
Diversificada, pela grande variedade de produtos e de pratos, pela criatividade de antigos e novos Chefs que, abraçando a inovação, vão introduzindo pratos de fusão na Gastronomia Transmontana, de que Bragança se assume embaixadora de primeira linha.
Bragança promoveu um Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo, nos dias 2 e 3 de junho de 2023.
Dê-nos a sua opinião
Temos esperança numa Candidatura vitoriosa, mas cremos, no entanto, que o processo de Candidatura em si e os projetos e eventos que corporizam o respetivo Plano de Ação serão verdadeiramente transformadores, seja qual for a decisão da UNESCO.
Só o poderão ser, no entanto, com o envolvimento de todos: agentes económicos, de turismo, da cultura e das artes, da restauração e da hotelaria, das artes e ofícios tradicionais, e da comunidade brigantina em geral, a quem convidamos desde já a participar nas ações públicas e eventos da Candidatura de Bragança a Cidade Criativa da UNESCO, na categoria Gastronomia, mas também apresentando propostas e projetos que possam enriquecer este desígnio.
Participe! Envie ideias, sugestões ou críticas. Como pode Bragança melhorar o seu ecossistema criativo? Tem um projeto ligado às culturas gastronómicas e à inovação alimentar, ou que cruze a gastronomia com as outras categorias criativas?